segunda-feira, 27 de março de 2017

Quitanda Cultural e Trilha Multicultural da Furg.



Quitanda Cultural: evento movimentou a Praça Xavier Ferreira durante o último sábado.

 

 

O Executivo Municipal, através da Secretaria da Cultura (SeCult), realizou na tarde do último sábado (25) mais uma edição do Quitanda Cultural, na Praça Xavier Ferreira.
A edição especial do Quitanda Cultural foi organizada em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) e da Trilha Multicultural, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).
Dentre os diversos trabalhos expostos na feira, algumas novidades chamaram a atenção dos presentes, como a Arte Rústica do rio-grandino André Gomes. A base do seu trabalho é a pirografia, que consiste em desenhar/escrever com o auxílio do fogo. Uma técnica primitiva considerada uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade.
Outro artista que têm somado à proposta da Quitanda é Duke Orleans. Natural de Florianópolis, Orleans acolheu a cidade do Rio Grande, há pouco mais de um ano, como seu espaço de inspiração e criação artística.  Na Praça, o artista apresentou seu trabalho com o barro, com destaque para louças e demais utensílios, domésticos e de decoração, de todos os tipos e formatos, em cerâmica.
Dentre as atividades e serviços oferecidos pela FURG, destaque para a tenda do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH-FURG), que prestou orientações jurídicas, sociais e psicológicas. O coletivo de artistas composto por alunos (as), ex-alunos (as), professores (as) e colaboradores (as) do curso de Artes Visuais da Universidade, FuArt, também esteve presente, assim como o projeto “Socializando a Leitura”, do Instituto de Letras e Artes (ILA).
O evento faz parte das comemorações alusivas aos 280 anos do Município do Rio Grande e integra a programação do Março Lilás – Nenhum direito a menos. Em abril, o Quitanda retoma a sua programação normal, sendo realizada nos primeiros dois sábados do mês, nos dias 1º e 8 de abril.








Nenhum comentário:

Postar um comentário